segunda-feira, 28 de março de 2016

Nossos inventores!


Na semana passada, ocorreu a Mostra de Invenções dos 6.ºs Anos. Os estudantes do 6.º Ano A e do 6.º Ano B inventaram produtos que ainda não existem no mercado.
Os produtos apresentam funções específicas e utilidades baseadas nas necessidades do cotidiano. Os alunos desenvolveram as propagandas, calcularam os gastos aproximados e estabeleceram os preços com 50% de lucro. Cada grupo de trabalho teve que organizar a sua loja com estratégias para a venda.
Esta atividade motivou muito os estudantes e foi orientada pelas professoras Ana Gabriela Ormazabal (Ciências) e Niara Rechenmacher Schmidt (Português).
Parabéns!











terça-feira, 22 de março de 2016

Confraternização da equipe de trabalho!

Ontem, a equipe de funcionários da escola reuniu-se para confraternizar, na Sede Campestre da Sociedade Harmonia. A coordenadora pedagógica Iricelda Weber conduziu uma dinâmica em que coletivamente se construiu o "Osternbaum". Cada profissional pendurou um desejo na árvore de Páscoa.
Para deixar o momento melhor ainda, o Clube de Amigos da Concórdia (CAC) serviu um lanche especial. A Páscoa está no ar!







Minicontos do 9.º Ano!

Minicontos, micro contos....

Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de ler e conhecer contos, microcontos e minicontos nas aulas de Língua Portuguesa da professora Marina Bencke Velten. Em duplas, pensando nas características de um miniconto e microcontos, produziram os seus próprios. Vejam que legal o resultado!

O Fim (Patryck e Gustavo)
Uma vida inteira pela frente, porém o tiro veio por trás. Família inconsolável, amigos não acreditam.  No dia do seu enterro, uma terrível surpresa, seu pai assume o crime e, após suicídio, cai sobre a mesa.

Fiz isso por você (Morgana, Ana Manoela e Eduane)
Ele esperou por horas, anel no bolso, flores na mão, coração na boca. Vai à sua procura, enfim a acha. Pena que é com outro. Ficou brabo, tanto trabalho pelo anel, a polícia quase o pegou.

A moça que conheci (Érica e Francieli)
Conheci uma moça, ela era tão querida e descobriu que estava grávida de uma menina, mas no dia do parto ela perdeu a sua vida e sua filhinha.

Geladeira (Amanda L. e Sophia)
Certa vez meus amigos fizeram picolés. Botaram na geladeira e, depois de cinco horas, ainda não estavam congelados e estavam quentes. Até que perceberam, o cabo estava fora da tomada.

Sonhos (Ana Carolina e Amanda T.)
Um jardim colorido, todos sendo gentis, um mundo limpo e de paz, ar fresco a respirar, e então, eu despertei.

Mistérios
Ela amava mistérios, até o dia que virou um.

A grande surpresa (Alã e Marcos)
Ela amava ele, ela queria ele, ela se importou com ele, até que, um dia, ele implorou para ela voltar. E ele achando que tinha ela em mãos, mas ela a negou.
Eles (Nathália A. e Carla)
A campainha tocou. Fui ver quem era. Lá estava ele, todo lindo e cheiroso. E, ao seu lado, um animal nojento. Meu coração bateu quando ele latiu pra mim.

Surpresa (Fábio e Guilherme)
Era uma noite normal e Felipe acabara de sair do banho, vestiu-se e saiu de casa sem saber o que estava por vir. Quando virou a esquina, avistou uma multidão de monstros aterrorizantes, saiu correndo para casa. Quando chegou, percebeu que tinha deixado seus óculos sobre a mesa e os usou, ligou a TV e viu que era Halloween, e os monstros que viu era apenas uma multidão fantasiada.

À sua maneira (Fernanda e Taiane)
À sua  maneira, ela o amava. Podia não ser um amor do tipo que as outras pessoas entendessem, mas não importava para eles.
Em um instante, tudo muda.
Todas as escolhas se perderam, menos uma, a única que realmente importava.

Pequenina (Natália S. e Rafaela)
Tudo começou em uma escola, ele apaixonado por uma menina que todos chamavam de Pequenina por ter 1,60m de altura, mas ele nem se importava.
Ele apenas queria o coração da Pequenina, todas as noites sonhava com ela, imaginando que no dia em falasse para Pequenina que o amava, ela aceitaria o namoro dos dois.
Mas seu sonho foi por água abaixo quando descobriu que ela já estava namorando.
Foi assim que ele não teve mais oportunidade de se declarar e morreu com esse sentimento.

Indo embora (Nicollas e Jacó)
Estávamos arrumando as tralhas para a mudança, quando encontrei o nosso álbum de fotos. Então sentamos, lembramos dos momentos incríveis naquele lugar, de como tudo aconteceu. Mas depois daquela tempestade, desisti de tudo o que passamos.

A cidade (Nícolas Albring)
Numa certa manhã, alguns moradores de uma certa cidade estavam planejando fazer uma surpresa no aniversário da cidade. De tarde, às 5h, começou a festa e às 6h45 chegou o bolo. Na hora de cortá-lo, nada aconteceu.
Espantados por isso, aqueles moradores foram até o bolo, ver o que tinha acontecido. Viram que a bomba estava desativada. Então eles a ligaram e aconteceu que o bolo explodiu. Com isso, a cidade ficou toda cheia de tinta.

Zumbi na escola (Elisandro e Eduardo)
Num certo dia, na sala de aula, um aluno novo que ninguém ainda havia visto antes, com cara de louco, com cara de espanto e muito nervosismo.
Os alunos estavam conversando, dando risada, quando de repente a diretora apareceu na sala apavorada, dizendo que tinha acontecido um grave acidente na usina nuclear da região e que o desastre transformou as pessoas que estavam por perto em mortos-vivos. Além disso, estavam vindo em direção à escola.
O aluno novo levantou-se e ficou na frente da turma, dizendo que isso ia aconteceu, daí ele saiu da sala e ficaram todos sem entender nada. Quando o aluno entrou na sala com uma sacola bem grande, com armas potentes dentro, começou a distribuir para os outros alunos.
Todos saíram da sala e enfrentaram os zumbis.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Orientações aos alunos!



No dia de ontem, 18.03, os alunos reuniram-se com a equipe diretiva e os professores a fim de receberem orientações para que o convívio escolar seja bom e para que tenham um aproveitamento positivo no decorrer do ano letivo.
A vice-diretora Maria Luft Hausmann conduziu a atividade e combinações importantes foram feitas. Conversou-se sobre a importância da pontualidade, sobre o comprometimento necessário aos estudos,  sobre o uso adequado do transporte escolar, sobre o cuidado com o patrimônio escolar, sobre a separação de lixo seco e lixo orgânico, sobre o cuidado para não correr nos corredores e sobre a necessidade de todos se comprometerem a zelar pelos espaços (sala de aula, banheiros, sala de vídeo, canteiros). Os estudantes fizeram perguntas e esclareceram dúvidas.


segunda-feira, 14 de março de 2016

Semana da Mulher foi especial!

Diretora Djane, prefeita Tânia e coordenadora pedagógica Iricelda

No último dia 11.03, dando continuidade à Semana da Mulher, recebemos a visita da cirurgiã-dentista Franciele Ramos, que falou sobre sua trajetória profissional e também sobre sua viagem de estudos à Nova Zelândia. Ela deixou várias dicas interessantes aos nossos jovens:
- Não desistir de falar ou estudar uma língua, pois o cérebro necessita de três meses para se acostumar com esse novo estímulo.
- Cuidar de si e não apontar os defeitos dos outros.
- Só iremos descobrir nossos talentos se experienciarmos. Então, mãos a obra!
- Deixar um pouco o celular e as redes sociais de lado e sair para se divertir na rua, andar de skate, bicicleta ou praticar esportes.
- Ter cuidado com o consumismo. O uso do celular atrapalha as relações entre as pessoas.
- Conhecimento e sabedoria nunca são demais.
- Direcionar as informações para o lado positivo, afinal são tantas que podem ser chamadas de ''bomba de criatividades ''.
- Amar nossas famílias e levar a sério o que os pais e familiares dizem, pois eles só querem o nosso bem.
Para finalizar, a dentista Franciele sugeriu que aproveitássemos a companhia das pessoas que amamos, já que elas não estarão conosco sempre e que devemos fazer tudo com muito amor no coração.
Valeu às dicas, Dra. Franciele!

Coordenadora Pedagógica Iricelda, dentista Franciele e diretora Djane

Também na sexta-feira, para fazer o encerramento da nossa semana especial direcionada ao universo feminino, tivemos o privilégio de ter conosco a prefeita do município de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva.
A senhora Tânia encantou os estudantes ao falar de sua trajetória profissional e de como conquistou seu espaço. Com muito carisma, abordou temas como o papel da mulher na sociedade, o preconceito e falou com muita ênfase que as mulheres não podem ser vítimas de si mesmas e, sim, que são responsáveis em ser protagonistas de sua vida.
Defendeu a importância do espaço que a mulher conquista e do poder que deve ser igualitário a todos. Ela também afirmou que “O sol brilha para todos, mas somos nós que escolhemos ficar na sombra ou usufruir dos benefícios que ele pode nos proporcionar”. Reforçou a ideia de que as mulheres devem gostar de si mesmas, aceitar-se, valorizar-se e agradecer a Deus por todas as coisas que possuem. Por fim, afirmou que as mulheres são donas de suas escolhas.
A Semana da Mulher foi de muita reflexão! Agradecemos às palestrantes e aos/às professores/as que promoveram ricas discussões em torno do feminino!





quarta-feira, 9 de março de 2016

E continua a semana da mulher!


A palestra de hoje foi com a senhora Cristiane de Souza Valle, mãe da aluna Manuela, do 2.º Ano.



Os alunos do 6.º ao 9.º Anos ouviram o relato e as ideias da Cristiane a respeito da temática “mulher”. Uma das frases importantes foi a de que as meninas e as mulheres não devem aceitar nada menos do que aquilo que merecem. Outra fala de destaque foi “Vocês tem o direito de fazer as escolhas que quiserem, desde que sejam escolhas conscientes e responsáveis”.
Por fim, ouvimos o poema Devoção, da atriz, poetisa e militante feminista Laura Moreira.  A mãe Cristiane nos presenteou com este belo texto. Destacamos o seguinte trecho:

“Pois que é nas mulheres que deposito minha fé.
E elas ensinam e me ensinaram :
A nunca recriminar uma mulher livre,
- Nunca mais -
A nunca me reduzir em feminilidades,
- Nunca mais -
A nunca acreditar nas mentiras dos que definem,

A nunca calar diante do desamor.”

Sentimo-nos muito felizes em poder contar com as ideias da mãe Cristine. Seguem algumas imagens:




terça-feira, 8 de março de 2016

Semana da Mulher!

Semana da Mulher na Concórdia!


Hoje, ocorreu a abertura da Semana da Mulher da Concórdia. Durante esta semana, diariamente uma mulher de destaque conversará com os estudantes de 6.º ao 9.º Anos.
A convidada desta manhã foi a diretora do PLUG Andréa Cristina Baum Schneck. Durante 40 minutos, ela falou sobre a importância do papel da mulher na sociedade atual e relatou momentos relevantes da sua trajetória profissional e pessoal. Segundo a diretora Andréa, “as nossas escolhas começam cedo” e “desafios são dados para serem enfrentados”.
Pedimos a ela que registrasse uma mensagem para as mulheres da comunidade Concórdia. Assim, nossa convidada-destaque escreveu:
"Celebrar o Dia Internacional da Mulher é sobretudo celebrar a vida em todas instâncias do feminino. Ser mulher é ser maior! Sim, maior que os desafios, que as dificuldades, que as conquistas.
Ser mulher é fazer diferença na vida dos homens e na sociedade em geral. 
Ser mulher é vontade divina!"